Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O Tratamento de Deus

Há momentos em que o Senhor quer que saibamos que nós não somos tudo o que pensamos ser. Nossa auto-suficiência e orgulho impedem a ação de Deus em nós e através de nós. E quando viermos a nos encontrar em situação de perigo devido a estes sentimentos enganosos e ocultos em nossa alma, podemos ter certeza de algo: o Senhor tratará conosco! E a mensagem de hoje é uma referencia a como Deus tratou Pedro na ocasião em que ele negou a Cristo.

“Então, lhes disse Jesus: Todos vós vos escandalizareis, porque está escrito: Ferirei o pastor, e as ovelhas ficarão dispersas. Mas, depois da minha ressurreição, irei adiante de vós para a Galiléia.
Disse-lhe Pedro: Ainda que todos se escandalizem, eu, jamais!
Respondeu-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes.
Mas ele insistia com mais veemência: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. Assim disseram todos.” (Marcos 14:27-31)

“Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei?”
Você percebe a mentalidade de Pedro? Ele se achava tremendamente fiel ao Senhor, mas estava prestes a descobrir que não era tudo aquilo que pensava ser. Perceba também que não só Ele, mas todos pensavam dessa forma. Mas na hora em que Cristo foi preso nenhum deles estava perto. E pior, a bíblia relata sobre um outro Simão, talvez cristão, mas desconhecido, que carregou a cruz de Jesus por um momento. Não houve maior vergonha para Pedro do que esta!
Então em Marcos 14:67-72 diz:“Estando Pedro embaixo no pátio, veio uma das criadas do sumo sacerdote e, vendo a Pedro, que se aquentava, fixou-o e disse: Tu também estavas com Jesus, o Nazareno.
Mas ele o negou, dizendo: Não o conheço, nem compreendo o que dizes. E saiu para o alpendre. [E o galo cantou.] E a criada, vendo-o, tornou a dizer aos circunstantes: Este é um deles. Mas ele outra vez o negou. E, pouco depois, os que ali estavam disseram a Pedro: Verdadeiramente, és um deles, porque também tu és galileu. Ele, porém, começou a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem de quem falais! E logo cantou o galo pela segunda vez. Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que duas vezes cante o galo, tu me negarás três vezes. E, caindo em si, desatou a chorar.”

Nosso coração muitas vezes nos engana, levando-nos a achar que somos mais do que realmente somos. Pedro havia fantasiado seu amor e fidelidade ao Senhor; construíra também um sentimento de grandeza em si, e de repente tudo foi para o chão. Ele descobriu que não era tão forte assim; descobriu também que havia uma grande distância entre o que ele achava ser e o que de fato era. Paulo declarou em (Rm.12:3): “...digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém, antes, pense com moderação...” Cada um de nós passará por momentos de crise semelhante à do apóstolo; elas não são tão negativas quanto parecem; na verdade são tremendamente positivas, pois trabalham o nosso caráter. Em Romanos 8:37 diz: “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo, o evangelho do Senhor nos garante a vitória. Mas não devemos achar que somos intocáveis. Para mim “mais que vencedor” era ser vencedor de mais. Mas, na vida espiritual só existe dois patamares: O Vencedor e o perdedor. “Mais que vencedor” significa que, além de vencermos a batalha, ao fim dela seremos alguma coisa a mais! Não só terminaremos como vencedores, mas seremos algo mais. No fim de cada batalha não seremos apenas vencedores, mas também teremos sido tratados por Deus em nossa alma!

É incrível a forma de Deus usar a angustia, o medo e a solidão para criar em nós corações sinceros. Corações maduros alicerçados Nele! Em Deuteronômio 32:10,11 diz: “Como a águia desperta o seu ninho, adeja sobre os seus filhos e, estendendo as suas asas, toma-os, e os leva sobre as suas asas, assim só o Senhor o guiou, e não havia com ele deus estranho”. Esse texto faz parte do ultimo cântico de Moisés, ele o recitou quando estava nos limites de Canaã, e nessa hora ele faz uma verdadeira retrospectiva. Olha para trás e descreve assim como Deus havia guiado seu povo. Os filhotes da águia são quem voam em suas asas. Na hora em que precisam aprender a voar, a mãe águia os tira do ninho com sua asa e os leva para um passeio; lá pelo meio do passeio ela sacode a asa e joga o filhotinho para o alto, que no susto, no desespero, começa a bater suas asas, e é assim que aprende a voar. Geralmente o filhotinho não consegue voar no primeiro susto e despenca em direção ao solo; nestas ocasiões a águia mãe dá um vôo rasante e vai buscá-lo; leva-o de volta ao ninho e tempos depois vai repetir o processo até que ele aprenda a voar.
Este vôo nas asas da águia não é panorâmico, é uma imposição de MATURIDADE. Eu não exageraria a ponto de dizer que é traumático, mas, certamente é um choque. Você sempre teve tudo à mão e de repente tem que se virar! O fácil ao qual estávamos acostumados se vai, e repentinamente tudo fica difícil. Não penso que alguém consiga ver tudo isto com alegria, pois é um momento de crise interior. Reflete abandono, rejeição, angustia. A verdade é que muitos cristãos não chegam a entender isto nunca! Culpam a Deus achando que Ele os rejeitou e acabam não crescendo nunca. Tomam o susto e mesmo assim não voam.Voltam ao ninho e o processo se repete; e como nunca voam, suas vidas tornam-se aquela mesmice de ficar sendo jogados para o alto, ter o frio na barriga, despencar precipício abaixo até que o Senhor os salve e recolha ao ninho. E depois tudo de novo...Precisamos CRESCER!

Um comentário: